Esta semana, na lista de discussões EFisio, houveram comentários sobre os recursos de realidade virtual disponíveis para tratamentos fisioterapêuticos, em particular o uso do videogame Nintendo Wii®. Dr. Oséas Florêncio de Moura Filho acrescentou que existem equipamentos “profissionais” para esta finalidade, a despeito de videogames de uso popular.
Coincidentemente, também esta semana, a Revista Rehabilitación apresentou “in press” uma revisão sistemática sobre o assunto1. O artigo é por demais esclarecedor e ilustrativo. Demonstra os principais recursos com alguma evidência disponível na atualidade nas principais bases de dados, sua aplicação e efetividade dos estudos, muitos ainda preliminares.
Conforme Dr. Oséas apontou, o artigo descreve estes recursos “profissionais”. Citam o IREX® (Interactive Rehabilitation and Exercise System) , o Rutgers Master II-ND® (pdf); o Rutgers Ankle Rehabilitation System® (pdf); a Cyberglove®; Eco-Train Motor®, além do próprio Nintendo Wii®, citado como um recurso de custo acessível.
Destacamos os recursos disponíveis no IREX® (pdf). Aparentemente a tecnologia utilizada é muito semelhantes ao projeto Natal, da Microsoft, que intenta também popularizar recursos de realidade virtual de imersão e extremamente interativos.
Um detalhe que deve ser considerado sobre estes recursos “profissionais” é o custo destas tecnologias, atualmente impeditivo para empreendimentos da realidade fisioterapêutica brasileira. Mas, que estes recursos merecem atenção, admiração, respeito pela concepção e pela comprovação de eficácia, ahh..., isso merecem!
PS: Particularmente, eu ainda aguardo pela redução do custo e continuo utilizando o simples, útil e popular Wii como recurso adicional.
Referência:
1. Bayón M, Martínez J. Rehabilitación del ictus mediante realidade virtual. Rehabilitación 2010:xx(xx):xx-xx.
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