quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Glucosamina e condroitina para artrose, isso funciona?


Mesmo indo além do escopo deste site, decidimos divulgar os resultados desta pesquisa pela importância da publicação e relação direta com o tratamento medicamentoso adotado por muitos pacientes sob tratamento fisioterapêutico e que por vezes, se questionam sobre seu tratamento alopático.

O último número da Revista BMJ (FI=13,660) publicou uma metanálise1 avaliando a eficácia da condroitina e glicosamina, comparada a placebo. Foram agrupados os resultados de 10 ensaios clínicos, totalizando 3803 indivíduos. Foram considerados como desfechos a diminuição da dor e o espaço articular.


Fonte da figura aqui 
Todos os resultados não atingiram significância estatística, seja utilizando as drogas isolada ou combinadamente. Curiosamente, o estudo apresentou efeitos menores em estudos clínicos não financiados pela indústria farmacêutica.

Assim, os autores concluíram que: "Comparado com placebo, glucosamina, condroitina, e sua combinação não reduzem a dor articular ou têm impacto na diminuição do espaço articular'. Os autores recomendam ainda que "as autoridades de saúde e seguradoras de saúde não devem cobrir os custos destas preparações, e novas receitas para pacientes que não receberam o tratamento devem ser desencorajadas".

OBS: Destaco que esta informação tem caráter informativo e não deve servir para subsidiar qualquer alteração em tratamento previamente prescrito por profissional de saúde legalmente habilitado.

Referência:

1. Wandel S, Jüni P, Tendal B, Nüesch E, Villiger PM, Welton NJ, et al. Effects of glucosamine, chondroitin, or placebo in patients with osteoarthritis of hip or knee: network meta-analysis. BMJ. 2010 16 set;341:c4675. Texto completo aqui.
OBS: Respeite o trabalho alheio! Copiar estas postagens é permitido, desde que citada devidamente a fonte.

58 comentários:

Thadeu Cerqueira disse...

Infelizmente o financiamento da industria farmacêutica pode ter mascarado um pouco do resultado desse estudo. O capitalismo como sempre, sobrepondo a tudo e a todos até quando se trata de vida e ciência em prol da saúde!!

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá Thadeu Cerqueira:
Obrigado pela visita e comentário.
De fato, saber da existência de competição de interesse é um critério importante ao avaliarmos resultados de pesquisas antes de transferí-los a prática clínica. Resultados claros devem ser demonstrados antes de se popularizar qualquer recurso ou inovação tecnológica, não é mesmo?
Abraço ao colega e demais leitores.

Anônimo disse...

Bom dia amigos.
Estou com Condropatia Patelar com degeneração da cartilagem da rótula e inflamação. O ortopedista (especialista em joelhos), após realizar exames locais (que tive dores intensas) e ao avaliar minha ressonância magnética, recomendou-me o seguinte: decadron (antiinflamatório 7 dias), gelo 3x ao dia, uma injeção de betatrinta, fisioterapia para centralizar e fortalecer a patela e iniciar um tratamento a base Condroflex para "recuperar a cartilagem degenerada da patela", ao longo de 3 meses - sendo que cada caixa do Condroflex ("Glucosamina e condroitina") tem 30 saches e vou precisar de 3 caixas (cada caixa custa R$ 150,00). Gostaria de saber dos amigos se houve evolução no quadro apresentado acima. Sei que o tema é amplo e aberto a linhas de entendimento distintas, mas se for possível ouví-los ficarei mais embasado para avançar confiante em meu tratamento. Muito obrigado. Carlos Eduardo.

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá Sr. Carlos Eduardo:
Agradeço a leitura e interesse pelo assunto.
Esta postagem trouxe á luz as melhores evidências sobre o assunto disponíveis na época. Desde então outras pesquisas foram desenvolvidas, algumas financiadas pela indústria farmacêutica, outras não.
Curiosamente continua a tendência de melhores resultados em pesquisas financiadas pela indústria.
Em alguns estudos percebe-se um certo efeito protetivo da cartilagem articular, isto é, alguns autores conseguiram demonstrar um certo atraso no processo de degeneração articular, avaliado pela espessura da cartilagem articular através de ressonância magnética. Mesmo assim, por enquanto, não há consenso de que ocorra regeneração da cartilagem em processo degenerativo. Como seu médico recomendou, há recursos mais seguros, efetivos e muito mais baratos do que medicamentos ainda em fase de estudo. Sugiro que continue conversando com os profissionais que estão lhe acompanhando de perto para maiores esclarecimentos sobre o seu problema.
Desejo melhoras, abraços,
Lázaro

Anônimo disse...

Olá Tadeu,
Gostaria de ilustrar o teu blog com um depoimento sobre a glicosamina no tratamento das osteoartroses. Estou no segundo mês de uso do medicamento ARTICO que é uma associação de glucosamina e condroitina, e o que tenho a relatar é que as melhoras são evidentes pois, a dor que tinha no joelho e era incapacitante a ponto de impedir de acompanhar a minha mulher em caminhadas dentro do shopping ou mesmo andar logo após ficar sentado durante longo periodo, praticamente desapareceu. agora posso subir e descer escadas sem problemas. Olhe, pode crer, antes nem mesmo antiinflamatórios melhoravam meu desconforto, precisava de um travesseiro entre as pernas para dormir, cheguei até fazer uso de faixas para imobilizar o joelho, sem falar na infeliz artroscopia que o ortopedista indicou e me fez fugir do consultório. Agora posso pensar em realizar exercicios de fortalecimento muscular, pois já não sinto tanta dor, antes nem pensar. Vc pode sem susto pedir aos ortopedistas que reconsiderem a sua utilidade. Aliais, ortopedistas em geral, só sabem receitar anti inflamatorios e indicar cirurgias que muitas vezes agravam o quadro dos seus pacientes. abraços.

ADEMIR disse...

Olá,sou portador de artrose severa no cabeça do femur e faço atividade física até hoje,pedalo ,judô e até 2008 corri meias maratonas,e somente tomei 6 meses de glucosamina .Fazendo uma breve avaliação com outros portadores notei que quem parou a ativadade por indicação médica já colocou proteses e eu nunca tomei um antiinflamatório,obrigado,obrigado

Anônimo disse...

Comecei a tomar a combinação faz pouco tempo (receita médica), então ainda não senti nenhum resultado. Mas tenho 2 observações: Se o remédio é caro, mande manipular; é muito mais barato. E não falem de financiamento da indústria farmacêutica: os componentes são naturais, não patenteáveis; quer dizer, não geram patentes e assim não são comercialmente exploráveis. Qual o interesse?

Anônimo disse...

Comecei a tomar a combinação faz pouco tempo (receita médica), então ainda não senti nenhum resultado. Mas tenho 2 observações: Se o remédio é caro, mande manipular; é muito mais barato. E não falem de financiamento da indústria farmacêutica: os componentes são naturais, não patenteáveis; quer dizer, não geram patentes e assim não são comercialmente exploráveis. Qual o interesse?

Unknown disse...

Eu fiz uso desta combinação de glucosamina e condroitina (artrolive),que na época já custava R$105,00 com desconto de 35% dados pelo laboratório que agora não lembro qual é, mas o importante é dizer que melhorei bastante da coluna, joelhos e mãos, nas mãos a artrose sumiu (fiz RX e não deu mais artrose).
Tomei durante uns 6 meses, parei uns 2 ou 3 anos voltei a tomar tomei quase um ano o médico mandou parar, agora tem uns 3 anos que parei e estou de novo com dores nos joelhos e fortemente inclinada a voltar a fazer uso deste medicamento. Primeiro vou fazer os RXs que o médico passou da coluna e dos joelhos. Só que agora como vi está matéria vou pesquisar mais.

Lázaro Juliano Teixeira disse...

Prezados anônimos:
Mesmo não sendo permitido comentários de anônimos neste site, liberamos alguns por ilustrarem a situação atual do medicamento que ainda é alvo de muito debate na literatura mundial. Enquanto não apenas o artigo comentado acima, mas também outros, incluindo as Diretrizes recentes (2013) do Colégio Americano de Reumatologia. que não chega a ser tão severo quanto Wandel, mas recomenda que não se utilize Sulfato de condroitina, Glucosamina ou capsaicina tópica, pela indefinição das evidências a respeita das mesmas, mas destacam o papel do paciente na tomada de decisão.
Mais dados no link www.fisioterapiaemevidencia.com/2013/02/glucosamina-e-condroitina-para-artrose.html.
Obrigado pela visita e colaboração.
Abraços

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Mediante tentativas de inclusão de comentários de forma anônima, reforço que só serão autorizados comentários, neste ou em qualquer outro tópico, de indivíduos identificados, conforme política deste site que pode ser acessada em www.fisioterapiaemevidencia.com/p/politica-do-site.html.

Reforço que este tópico está relacionado apenas às evidências (provas) e recomendações atuais publicadas em periódicos respeitados, mas que a tomada de decisão sobre qualquer recurso terapêutico deve ser tomada, única e exclusivamente, mediante conversa aberta e franca entre o indivíduo a ser tratado e o seu profissional de saúde de confiança.

Agradeço a compreensão e aguardo sua contribuição identificada. Abraços, Lázaro J. Teixeira

Pádua (BHte) disse...

Uso a glucosamina c/condroitina por ter desgaste de carilagem no joelho esquerdo, devido aos mais de 20 anos que corro. Depois que comecei o uso, meus joelhos pararam de estalar, retomei os movimentos normais. Até uma hérnia na cervical (C6 e C7) parou de incomodar.

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Obrigado Pádua pela contribuição. Fico feliz pelo bem estar e dedicação à prática corporal/atividade física, pois é grande e real favorecedor da saúde integral.
Terapêutica personalizada e bem estar é o mais importante.
Abraços, Lázaro

Cleber Almeida disse...

Boa Noite, Lazaro,
Faço uso de sulfato de Glucosamina 1500 mg e condroitina Sulfato Sódico 1200 mg. Adquiro saches (Reuvan Plus granulado via oral com sabor laranja)no uruguay ao preço de 70,00 a caixa c/30 un. Há um ano iniciei tratamento pois sentia fortes dores na coluna. Trabalho na zona rural e monto a cavalo diariamente, fato que quase abandonei. Apartir do 6º mes, as dores sumiram e hoje trabalho normalmente. Vou fazer em breve uma nova ressonância da coluna para ver como ficou a L4 e L5 que estavam comprometidas e postarei o resultado.

Salvando o Fluzão disse...

Meu Caro Lázaro,
Parabéns pelo trabalho.
Depois de tantas colocações, continuo na dúvida quanto usar ou não a Glucosamina Biovea, que vinha sendo a minha intenção.
A minha cartilagem femur/bacia está quebrada ou gasta!?!? e piora a cada dia.
Qual a sua sugestão para tratamento?
Já há avanço na utilização de célula-tronco para reconstrução da cartilagem? Por favor me dê uma orientação.
Muitíssimo grato
Rogério Oliveira martins Jr.
Rio de Janeiro, RJ

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Prezado Sr. Rogério Oliveira Martins Jr:
Agradeço o contato e consideração.
Resumidamente, a melhor opção é aquela discutida e ponderada com os profissionais de saúde que o acompanham. Tenho certeza que você tem o acompanhamento de pelo menos um médico de confiança e de um fisioterapeuta de confiança. À princípio eles são os profissionais ideais para discutir contigo as melhores alternativas, pois dispõem das informações básicas para avaliar a realidade do seu problema.
A ideia da postagem no blog era de destacar esta necessidade de tomada de decisão em conjunto e infelizmente eu não poderei opinar sobre o seu caso à distância, por questões éticas, em respeito a você e aos colegas que o acompanham.
Desconheço e estado atual da pesquisa in vivo de células tronco, mas tudo indica que serão promissoras nas próximas décadas.
Desculpa se não superei a expectativa. Desejo uma boa recuperação funcional com a ajuda dos profissionais de sua confiança e agradeço novamente a audiência.
Meu forte abraço, Lázaro

Unknown disse...

Bom dia! Meu nome é Cristina Siegrist, estava travada com Artrite Reumatóide mãos,pulsos,joelhos,ombros,cotovelos... e não aguentava mais tomar corticoide e metrexato, cujos efeitos colaterais são insuportáveis. Abandonei o tratamento e, desesperada procurei outro profissional que me indicou glucosamina e condroitina manipulados. Gostaria de deixar registrado que estou me sentindo no céu, sem dores, atividades diárias normais, como há muito tempo não me sentia. Torço para que estas informações não fiquem restritas a poucos! Abraço

Antonio disse...

Olá! Minha experiência pessoal é o contrário dessa pesquisa. Comecei a notar alguma melhora da condropatia patelar do meu joelho cinco meses depois do início do tratamento, e continuando-o, nove meses depois a certeza, o joelho se comporta de forma natural. Os sintomas: o joelho "rangia" e falhava ao subir e descer escadas. Não havia dor, só uma leve sensação de incômodo nessas situações. Hoje posso dizer que está praticamente normal, subo as escadas como se nunca tivesse acontecido o problema. Se a causa da melhora é efeito placebo, sou um priveligiado, então. Obrigado pelo espaço. Antonio.

adriano dias disse...

ola , operei o joellho direito por conta uma lesao no lca e no menisco medial, de la pra ca acabei ficando com desgaste na cartilagem . o medico receitou o artico será q faz efeitp mesmo?

Lázaro J. Teixeira disse...

Prezados Cristina, Antônio e Adriano:
Fiquei feliz pelos bons resultados alcançados e pela expectativa positiva. Por conta da audiência desta postagem e dos contínuos comentários, publicamos outro tópico no início de 2013 com atualizações desta pesquisa (acessível em: www.fisioterapiaemevidencia.com/2013/02/glucosamina-e-condroitina-para-artrose.html).
Esta segunda pesquisa reforçou o "status quo" deste medicamento e principalmente o importante papel do usuário/paciente na tomada da decisão, em conjunto com o médico ou outro profissional de saúde de confiança.
Abraços e obrigado pelos comentários, Lázaro

Renata disse...

Bom dia. Meu nome é Renata Gimenez, tenho 38 anos e há muitos anos convivo com imensas dores nos joelhos e como praticava academia sem supervisão adequada, meus joelhos foram piorando. Recente abandonei à academia porque já estava sentindo que não conseguia mais nem fazer musculação por conta de dores nas articulações (até dos braços) Finalmente o médico solicitou-me ressonância magnética e constatou um desgaste muito grande de cartilagem e também bursite e tendinite nos ombros. Me desesperei ! Bem, o mesmo, como disse meu fisioterapeuta, foi excelente ao indicar o Condroflex - 4 meses. Tem apenas 1 semana que estou tomando, portanto, não tenho como relatar melhoras, apenas sinto muitas dores ao caminhar e subri escadas, ao dirigir, etc. Gostaria de saber se realmente é eficaz por conta do valor. Paguei quase 194,00, mas desde já deixo claro que fazendo um cadastro no próprio laborátório Zodiac e me dirigi a farmácia Pague Menos onde consegui comprar duas caixas e ganhar as outras duas (o que já ajuda). Existe mais alguma outra providência que eu posso tomar para melhorar? Grata

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá Renata:
Só posso sugerir que continue se informando, e tendo como principal fonte de informações e orientações os profissionais que estão te cuidando.
Quanto os resultados dos estudos que avaliaram a eficácia das substâncias em discussão, ainda não se conseguiu comprovação definitiva.
Abraços e desejos de melhora.

Unknown disse...

Parabéns pelo o trabalho!!!

Francisco Teixeira disse...

Prezado amigo, em determinada resposta, voce diz que: "Como seu médico recomendou, há recursos mais seguros, efetivos e muito mais baratos do que medicamentos ainda em fase de estudo". Você se refere a métodos ligados à fisioterapia ou remédios? Você poderia indicar alguns exercícios?

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Prezado Sr Antônio Teixeira:

Obrigado pelo contato. Sim, me referi a ambos. Por favor, verifique que há recursos orientados por diretrizes nacionais de 2004. São bem antigas portanto, mas ainda vigentes. Para isso, acesse: http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/077.pdf).

Já se quiser se aprofundar no assunto através de informações bem atualizadas, sugiro uma coletânea de diretrizes internacionais, que podem ser consultadas em http://www.guideline.gov/search/search.aspx?term=knee&subterm=osteoarthritis%20of%20the%20knee.

Resumo abaixo uma destas diretrizes para o tratamento de indivíduos com artrose do joelho sem artroplastia, atualizadas em 2013 pela American Academy of Orthopaedic Surgeons (AAOS, 2013). Tais recomendações podem ser combinadas ou não, dependendo das necessidades dos indivíduos:

1. Fisioterapia através de programas de autogestão, incluindo fortalecimento dos músculos da extremidade inferior e exercícios aeróbicos de baixo impacto; Uso adequado de auxiliares da marcha (muletas ou bengalas); Educação neuromuscular, ou outras modalidades comuns.

2. Splints em varo ou valgo para a articulação do joelho.

3. Atividade física; educação do paciente sobre a modificação de atividade e da progressão variável do problema;

4. Anti-inflamatórios não esteroides orais ou tópicos.

5. Analgésicos para dor refratária (opioides orais ou transcutânea).

6. Corticosteroides intra-articulares.

7. Meniscectomia parcial artroscópica ou a remoção do corpo solto.

8. Osteotomia para realinhamento.

Destaco, como sempre, que tais recomendações devem sempre servir de base para uma conversa franca junto com o profissional de saúde que lhe assiste, pois demandam profundo conhecimento especializado.

Abraços e boa sorte, Lázaro

Unknown disse...

Lázaro, obrigado pelas informações. É uma pena que eu não possa te procurar para uma consulta pessoalmente, já que moramos em estados diferentes. Pois, desde que senti os primeiros sinais de uma tendinite patelar acompanhada de uma artrose fêmoro-patelar, tenho visto o despreparo de muitos profissionais da fisioterapia sobre o assunto, o que para mim é assustador (eu me perguntava: mas como assim, eles não estudaram isso na faculdade?). Alguns desses, na avaliação eu já percebia que não entendiam do problema. Meus questionamentos não eram respondidos inteiramente. E pior: alguns exercícios que passavam, em vez de ajudar, estavam era piorando o problema. Hoje faço pilates 2 vezes na semana, basicamente com muitos alongamentos. Por fim, meu médico me aconselhou fazer a viscossuplementação no joelho (1 aplicação por semana durante 3 semanas), pois, segundo ele, minha artrose ainda estaria em fase inicial, e, ainda segundo ele, a injeção de plasma (PRP) não estaria indicada para mim. Um abraço.
PS.: encaminho novamente pela minha conta no google.

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá Sr. Francisco:
Grato pelo contato. Compreendo o seu relato e tento justificar de duas formas:
- Assim como qualquer área de prestação de serviço, há inúmeros perfis profissionais. Cabe aos clientes selecionar o(s) profissional(is) que mais lhe inspiram confiança;
- A Fisioterapia como área do conhecimento, por mais que pareça simples, é de fato complexa e tem demandado um nível de especialização cada vez maior. Assim como existem os fisioterapeutas gerais, existem os especialistas. As especialidades Fisioterapia Traumato-ortopédica Funcional ou Fisioterapia Desportiva são as especialidades mais relacionadas com o seu problema. Talvez seja conveniente procurar um fisioterapeuta especialista registrado em uma destas áreas na sua cidade para que, juntos, tentem definir as melhores opções de tratamento fisioterapêutico para a(s) sua(s) disfunção(ões).
Espero ter ajudado de alguma forma.
Atenciosamente, Lázaro J. Teixeira

Thareja disse...

Bom dia,

Tomo a condroitina há uns dois anos. No início, as dores sumiram como mágica. Agora elas voltaram. Pq isso acontece? Não acredito que tenha sido efeito placebo, pq durou muito.

Grata,
Thareja

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá Thareja:
Sugiro conversar com o profissional de saúde que a acompanha, seja fisioterapeuta ou médico, preferencialmente no caso da prescrição deste medicamento.
Abraços, Lázaro

Unknown disse...

bom dia,o medicamento ártico é um corticóide?em que categoria ele se encaixa?faço uso dele a uma semana em virtude de lesão patelar(condropatia),e as reações que noto são dores de cabeça e insônia após as três damanhã,levanto apertado pra tirar aquela água do joelho(srsr),receoso que o real resíduo medicamentoso se esvaia na urina,isso é possível?

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Prezado Juliano Brasil:
Sugiro fortemente que tire suas dúvidas com o profissional de saúde que lhe prescreveu a medicação, preferencialmente o médico, mas se preferir, o farmacêutico poderá lhe esclarecer as dúvidas com segurança.
Abraços, Lázaro

maximiliano neves disse...

Tomei as duas substancias por tres meses (e nem foi na forma de medicamento e sim num suplemento alimentar importado dos EUA) e foi simplesmente maravilhoso.

Unknown disse...

Estou muito com muita dúvida depois que li a matéria a respeito... devo o não devo tomar o remédio ártico?que o médico me receito

Lázaro J. Teixeira disse...

Prezado Sr. Gilmar Barbosa:
Essa decisão cabe somente ao senhor.
Seu médico, assim como todos os profissionais de saúde, sugerem alternativas para os cuidados das pessoas, baseados em sua experiência, na ciência atual e no que o paciente acredita e julgue viável.
Acredito que discutir com ele sobre suas dúvidas e alternativas para o seus tratamento seria a melhor opção, sempre.
Abraços e boas melhoras, Lázaro

Unknown disse...

Meu caso é o.mesmo q o seu, tomo condtoflex mais de um ano. Não tive nenhuma melhora. E essa injeção de betatrinta, é um corticóide para aliviar as dores, mas no meu caso nada adiantou. Cada caso é um caso. Mas se vc não tiver nenhuma melhora na primeira caixa, é melhor não gastar seu dinheiro. Um abraço e melhoras!!

Luis Ponciano disse...

Luis Oliveira, 35 anos.

Pratiquei varias modalidades de esportes e a única que me trouxe seqüelas foi o futebol, minha paixão.
Infelizmente rompi o lca e machuquei o menisco e me convenceram a fazer uma artroscopia e após a cirurgia i diagnóstico foi uma condromalacia grave. O dr. Me sugeriu a natação como esporte, enfim, acho que ele achou que eu ficaria só na natação.
Procurei um nutricionista, fisioterapeutas, entrei numa boa academia e regrei minha vida em volta dos esportes. Se eu consegui, qq um consegui, trabalho 16 hrs por dia, 1 folga por semana. Treino no almoço, me alimento bem, fiquei chato.
Uma vez por ano, durante 60 dias eu tomo ou o ártico, ou o osteo biflex, produto Américo igual ao ártico. Minha nutricionista me faz um angu de pirão de cartilagem de peixe que incluo na minha alimentação, da um trabalho comprar cartilagens de peixe, mas vale a pena.
Não sinto dores, esqueci do meu joelho e jogo futebol 1 x por semana, as vezes fico com depressão querendo jogar mais. Aprendi com essa lesão, mão, canela, braço, ombro que tudo é reversível. O que me lesionou foi o excesso, foi extrapolar os limites sem orientação de um profissional de saúde.
Vamos nos alimentar, exercitar o esqueleto, respirar... O segredo é respirar.

Resumindo, minha opinião é que funciona sim e muito essa combinação de glucosamuna e condroitina, mas isoladamente elas não farão milagres, mas somadas as atividades, alimentação. O resultado será de uma articulação de um garotao sarado e cheio de energia.

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá Sr. Luis Oliveira:
Grato por sua contribuição contando sua história e o seu ponto de vista sobra o importante auto-cuidado relacionado a saúde em geral, bem como com os problemas degenerativos articulares.
Enfim, parece que não há uma fórmula pronta para todos, mas sim, uma combinação ideal de estratégias para cada um, dialogadas e definidas conjuntamente entre a pessoa com o problema e uma boa equipe de saúde.
Abraços e continue bem, Lázaro

Faby Petersen disse...

Vc engordou no período de tratamento? Eu engordei. Já vi vários relatos.

Johnathan disse...

Em 2014 tive um problema em uma cartilagem do meu joelho direito, fiz uso do Ártico, o problema sumiu. Agora esse ano mais um problema, só que no joelho esquerdo, (plica sinovial inflamada), mais uma vez milagroso Ártico está resolvendo. Digo e repito, façam qualquer experiência com essas medicações e podem diEr que não servem, mas em mudaram minha vida com atleta. Deixar de fazer o que ama por conta das dores é a pior coisa, e esse bendito ártico me curou, e vai curar mais uma vez!!!! Lógico que fisioterapia e fortalecimento muscular são necessários.

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Obrigado pelo testemunho Johnathan. Sem esquecer do fundamental, né? Fortalecimento e Fisioterapia. Abraços e melhoras.

A cada dia melhor! disse...

Olá, meu nome é Renata e estou tomando o condroflex manipulado há um mês. Tenho hérnia d disco e artrose na coluna, e antes de iniciar o tratamento com o medicamento citado mal conseguia girar minha cintura. Hoje com a fisioterapia e os sachês d sulfato de glucosamina e condroitina me sinto bem melhor, com menos dores e com mais disposição para ficar em pé por horas e horas ministrando aulas. Ainda não faço movimentos rotativos com a cintura, mas ja consigo girar muito mais que a um mês atrás. Parabéns pelo trabalho e contribuição Lázaro. Abraços!!

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá! Obrigado pelos comentários e audiência. Espero que continue firme em seu processo de recuperação funcional através da fisioterapia ativa e atividade física, quando indicado. Boas melhoras...

Daucyana Castro disse...

Não concordo. Eu tenho condromalácia grau 2 e tinha dores absurdas no joelho. Após o uso de condroitina e glucosamina por 2 meses as dores aliviaram 80%. Nunca nenhuma medicação causou esse efeito. Nem preciso mais de remédio pra dores.

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Obrigado por seu comentário Daucyana Castro. Desejo que continue bem, preferencialmente sem nenhum tipo de medicação.

Unknown disse...

Parei com a musculaçao pq comecei sentir dor no ombro através de exames descobrir q o liquido diminuiu e ouve desgaste na cartilagem tomei diacereina uc 2 por 6 meses voltei a treinar e comecei sentir dor de novo .quero tomar artrolive alguém me aconselha .obg

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá Valter:
Definitivamente, acredito que a melhor estratégia é consultar um Fisioterapeuta Esportivo.
Busque em sua cidade por algum fisioterapeuta com essa especialidade. Como alternativa, pode ser um ortopedista especialista em membro superior. Provavelmente, medicação não será seu melhor meio de recuperar a funcionalidade. Abraços e melhoras.

Unknown disse...

Gostaria de saber se essa medicacao custa fazer efeito? Estou tomando Ártico ( glicosamina e condroitina) a um mês e não senti melhoras...

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá Soraya:
Tomando-se como base estudos clínicos de qualidade, este medicamento não apresenta benefícios relevante. Em países desenvolvidos, sua utilização é recomendado com cautela e após se discutir muito com os pacientes sobre a discreta melhora funcional e sobre a importância do acompanhamento fisioterapêutico como fator principal de recuperação ou amenização dos sintomas.
Desejo melhoras

Marco Carvalho disse...

Tenho 67 anos, sou tenista amador e já fiz duas cirurgias no joelho esquerdo, uma de menisco em 1994 e outra de reconstrução de LCA em 2014. Um ano após a última cirurgia eu não conseguia voltar para as quadras, até que comecei a tomar drágeas de glucosamina e condoitrina combinadas. Aos poucos as dores foram reduzindo até praticamente sumirem e as práticas de tênis voltaram. Durante um ano joguei regularmente, até 4 vezes por semana. No fim do ano passado parei devido a cálculo renal. Parei também com a suplementação, fiz duas cirurgias renais, e voltei às quadras a partir de abril deste ano. Sem nenhuma lesão perceptivel, comecei a sentir o joelho, com inchaço e dores fortes. O movimento de articulação passou a ser acompanhado por um ruido "croc" incômodo. Agora, há cerca de um mês voltei com as drágeas de glucosamina/condoitrina, e milagrosamente já estou jogando quase normalmente. Se for efeito placebo, prá mim funciona.

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Exatamente, Sr. Marco Carvalho. Esta é a ideia por trás do debate.
Se houver concomitância de alguma atividade física ou mesmo intervenções ativas e principalmente, benefício percebido, está valendo!
Obrigado por sua participação nesta publicação.

Elaine disse...

Bom dia!
Minha mãe tem 74 anos e está com artrose nas mãos, joelhos e coluna, já num estágio bem avançado. O médico receitou o Ártico juntamente com outros medicamentos. Daí resolvi pesquisar, a título de curiosidade mesmo, e encontrei várias pesquisas sobre o assunto. O remédio é muito caro, minha mãe é aposentada, queria uma opinião de vcs, o que fazer? Obrigada. ABS Elaine

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá Elaine:
Os resultados sobre esta substância têm se mantido nas pesquisas mais recentes, bem como a sugestão sobre a tomada de decisão terapêutica, ou seja, o paciente deve ponderar sobre possíveis benefícios e recursos terapêuticos concomitantes através de um bom acompanhamento fisioterapêutico com recursos ativos, como exercícios bem orientados.
Desejamos melhoras para sua mãe, com independência funcional e autonomia.

Saint Clair disse...

Muito interessante o artigo.

Anônimo disse...

Ola,dois medicos(ortopedista e reumatologista) me receitaram o ARTROLIVE(ORIENTACAO DE NAO MANIPULAR POIS NAO SURTIA O MESMO EFEITO) para uso inicial de 2 meses para começar a sentir melhora,mas com 20 dias de uso me deu alergia ,começou a aparecer umas irritacoes pelo corpo(pescoço,ante braço,parte interna perna proximo ao joelho) e uma dor no alto do estomago(epigastrica)parei a medicacao mesmo sem consultar o medico e as irritacoes pararam!Li na bula q é bem raro mas pode acontecer.

Anônimo disse...

Meu nome é Ludmila e esqueci de mencionar acima que tenho 38 anos e desgaste da cartilagem do joelho sendo acompanhada pelo reumato devido as dores por todo corpo(articulacoes).
Grata pelas informacoes aqui prestadas!

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá Ludmila!
Pois é! Muito se comenta sobre os riscos/eventos adversos e potenciais benefícios. Neste caso, cientificamente, os benefícios ainda não foram confirmados. Abraços e melhoras.

Unknown disse...

Bom dia! Tenho 37 anos e histórico familiar de artrose. Procurei um reumatologista por estar iniciando o quadro com aumento das calosidades nos dedos das mãos. Ele me receitou o Condroflex, mas será que os suplementos Glicosamina associada a Condroitina não podem ser uma alternativa? No exterior esses suplementos são mais em conta, e senti muita influência no médico dos representantes de laboratório... Os remédios "de marca" são mesmo superiores?

Lázaro Juliano Teoxeira disse...

Olá Erika RN:
Desde 2010, ano de publicação deste comentário, só se reforçou ainda mais a limitação deste tipo de complemento para o propósito sugerido. Tanto que alguns clínicos já têm deixado de prescrever.
Abraços e melhoras, Lázaro