domingo, 17 de fevereiro de 2013

Glucosamina e condroitina para artrose, isso funciona? (2)

Tendo em vista a audiência e os vários comentários do tópico "Glucosamina e condroitina para artrose, isso funciona?" resolvemos adicionar mais algumas evidências mais recentes.

Para isso, revisamos rapidamente o assunto e percebemos que a glucosamina e a condroitina ainda são alvo de muito debate na literatura mundial. Enquanto há várias fórmulas possíveis das mesmas substâncias, até o momento não há definição clara de qual seria a melhor formulação, por mais que existam propostas ditas ideais (1).

Enquanto isso, não apenas o artigo de Wandel (2), mas também outros, como o de Moskowitz nas Diretrizes do Colégio Americano de Reumatologia (3) publicada recentemente (jan 2013) recomendam que não se utilize Sulfato de condroitina, Glucosamina ou capsaicina tópica, pela indefinição da comprovação de efeito benéfico, no entanto reforçam o papel do paciente na tomada de decisão sobre o tratamento após o devido esclarecimento.

Sobre competição de interesse, eles sempre existem, e precisamos ficar atentos. Não apenas em relação a medicamentos, mas em inúmeros procedimentos e recursos de tratamentos de saúde. Esclarecimento, transparência e pesquisa de qualidade é fundamental. Assim como a opinião dos indivíduos que estão sendo tratados, desde que adequadamente orientados e esclarecidos. Por isso permiti comentários de anônimos até o momento.

Esclareço que, conforme as regras de participação neste site, a identificação de comentaristas e participantes é fundamental (confira aqui) e inserções de anônimos ou pseudônimos não serão permitidas no futuro.

Vários comentários não foram autorizados por este motivo, e alguns, neste tópico, foram liberados para não inibir a discussão, mas isso não se repetirá em respeito aos leitores e transparência da discussão. Outros comentários serão bem vindos, como sempre.

Vale reforçar ainda que qualquer decisão sobre qualquer tratamento deve ser tomada mediante uma boa conversa ou consulta com os profissionais de saúde de sua confiança, pessoal e presencialmente.

Abraços a todos e obrigado pela leitura.

Referências:
1. Rovati, L. C., F. Girolami, et al. Crystalline glucosamine sulfate in the management of knee osteoarthritis: efficacy, safety, and pharmacokinetic properties. Therapeutic Advances in Musculoskeletal Disease, v.4, n.3, 8 mar, p.167-80. 2012.
2. Wandel, S., P. Jüni, et al. Effects of glucosamine, chondroitin, or placebo in patients with osteoarthritis of hip or knee: network meta-analysis. BMJ, v.341, 16 set, p.c4675. 2010.

3. Moskowitz, R. W. The 2012 ACR guidelines for osteoarthritis: Not a cookbook. Cleveland Clinic Journal of Medicine, v.80, n.1, jan, p.26-32. 2013
OBS: Respeite o trabalho alheio! Copiar estas postagens é permitido, desde que citada devidamente a fonte.


Nenhum comentário: