terça-feira, 8 de março de 2011

Principais publicações de estudos clínicos em Fisioterapia


É pessoal, não é fácil tentar deixar o blog atualizado como ele merece. Nem sempre há tempo para isso, mas demanda há em demasia!

Pois desde novembro de 2010 que tento publicar esta postagem, que relata os achados do artigo de um colega brasileiro, Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa, publicado na Physical Therapy1, que identificou os principais periódicos que publicam estudos clínicos de fisioterapia, de melhor qualidade e maiores fatores de impacto.

Para enumerar este ranking de periódicos de interesse para a prática baseada em evidências dos fisioterapeutas, os autores consideraram: o número de estudos clínicos publicados, a média da escala PEDro (escala que avalia a qualidade dos estudos clínicos) de todos os estudos; a média da escala PEDro dos últimos 10 anos (2000-2009), e o fator de impacto do periódico. E o resultados foi:

Conforme número de artigos publicados, periódicos específicos de fisioterapia ficaram em 8º lugar – Physical Therapy, 20º Journal of Physiotherapy e 22º Jounal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy. Os principais foram:

  1. Archives of Physical Medicine and Rehabilitation (365 estudos);
  2. Clinical Rehabilitation (247 estudos);
  3. Spine (200 estudos);
  4. British Medical Journal (190 estudos);
  5. Chest (185 estudos).
Conforme a média da escala PEDro de todos os estudos:

  1. Journal of Physiotherapy (média = 6,4/10);
  2. JAMA (6,1);
  3. Stroke (5,8);
  4. Spine (5,7);
  5. Clinical Rehabilitation (5,6).
Conforme a média da escala PEDro dos últimos 10 anos:

  1. Journal of Physiotherapy (6,9/10);
  2. JAMA (6,9);
  3. Lancet (6,8);
  4. BMJ (6,3);
  5. Pain (6,3).
Conforme o fator de impacto (2008):

  1. JAMA
  2. Lancet
  3. BMJ
  4. American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine
  5. Thorax
Perceba que, os jornais com maiores números de estudos clínicos foram diferentes dos que continham estudos de melhor qualidade. A maioria dos melhores artigos foram publicados em periódicos médicos. Destaque pode ser percebido pela periódico da Associação Australiana de Fisioterapia (Journal of Physiotherapy), por conter os estudos de melhor qualidade, além do Clinical Rehabilitation.

Entre suas conclusões, os autores sugerem que, fisioterapeutas que queiram manter-se atualizados lendo as melhores evidências disponíveis sobre os efeitos de intervenções fisioterapêuticas devem abrir seus horizontes para além de periódicos exclusivos de Fisioterapia, e alertam ainda que estudos de alta qualidade não são publicados, necessariamente, em periódicos de alto impacto.

Referência:

1. Costa LOP, Moseley AM, Sherrington C, Maher CG, Herbert RD, Elkins MR. Core journals that publish clinical trials of Physical Therapy interventions. Physical Therapy. 2010 Nov; 90 (11): 1631-40.

Respeite o trabalho alheio! Copiar estas postagens é permitido, desde que citada devidamente a fonte e incluído o link para acesso direto.

Nenhum comentário: