quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

2010 e a Fisioterapia Baseada em Evidências

2010 and Evidence Based Physiotherapy

Considerando o mundo da prática baseada em evidências, temos três novidades este mês.
A primeira é a atualização da Biblioteca Cochrane Internacional, referência básica mundial de estudos de qualidade. Desde sua criação, novos protocolos, revisões e estudos eram adicionados ou atualizados quatro vezes por ano. À partir deste ano, as atualizações serão mensais. A Biblioteca Cochrane pode ser acessada por brasileiros, sem custos, através da Bireme, sediada na Universidade Federal de São Paulo.

Em especial no mundo fisioterapêutico, adicionamos abaixo a última atualização da base de dados PEDro (Physiotherapy Evidence Database, agora com interface também em português), que a partir desta semana, passou a conter exatos 15.820 documentos (12.969 estudos clínicos randomizados, 2.195 revisões sistemáticas e 566 diretrizes clínicas práticas baseadas e evidencias).
Em fevereiro, foram adicionados vários estudos, de acordo com as áreas de estudo abaixo:
- Cardiothoracics (10 new records available)
-
Continence & women’s health (16 new records available)
-
Ergonomics & occupational health (2 new records available)
-
Gerontology (6 new records available)
-
Musculoskeletal (23 new records available)
-
Neurology (7 new records available)
-
Orthopaedics (1 new records available)
-
Paediatrics (4 new records available)
-
Sports (1 new records available)

A última novidade é que a Revista “Physical Therapy” divulgou em seu editorial1 que neste ano disponibilizará uma nova sessão chamada Linking Evidence and Practice”, ou unindo evidência e prática.

Trata-se de uma série de cenários clínicos reais, providos de informações relevantes extraídas de fontes de evidências como as revisões Cochrane, a fim de discuti-las de acordo com a aplicabilidade na vida real. Parece ser uma iniciativa extremamente útil e de otimização do acesso a informações relevantes a nossa prática clínica atualizada. O primeiro assunto tratado é Fisioterapia Respiratória para tratar exacerbações agudas da DBPOC (Veja tradução no Blog O Guia do Fisioterapeuta, clicando aqui). Aguardemos os próximos!

Referência
1. Jette DU, Rachelle Buchbinder. PTJ helps clinicians link evidence to patient care. Physical Therapy 2010:90(1):6-7.

Nenhum comentário: