domingo, 19 de fevereiro de 2017

Fonte: Wikipedia

Este mês, The Lancet Neurology (Fator de Impacto = 23,468) publicou curiosidades sobre a saúde de Júlio Verne1, famoso escritor francês, mas mais conhecido por muitos como pai da ficção científica, ou ainda, pelas obras transformadas em filmes, como: Vinte mil léguas submarinas e Viagem ao centro da Terra2. Até que sejam, regravadas, só os tios e tias saberão que filme são esses.

Mas The Lancet trouxe comentários quase que informais para ilustrar um raro caso de Paralisia Facial Periférica Recorrente, descrito ao longo da biografia de Julio Verne.

Descrevem os autores que ele teve quatro episódios de paralisia facial esquerda com idade entre 22 e 36 anos. A primeira, em 1850, foi tratada com estimulação elétrica, e melhorou. Após 5 anos (1855), um novo episódio foi acompanhado com dor facial aguda, com melhora menos expressiva. Os outros dois foram em 1877 e 1878. Aparentemente houve um quinto episódio, no último ano (1878), desta vez do lado direito.

Assim, os autores1 exemplificam um possível caso de Paralisia Facial Periférica Idiopática Recorrente. Por mais que seja a forma mais comum de paralisia facial, a também chamada "Paralisia de Bell" é tipicamente uma mononeuropatia do nervo facial, autolimitada, rápida e unilateral, de causa desconhecida, cuja recidiva é incomum (2-9% dos casos).

Quando recorrente, a primeira recidiva é tipicamente relatada dentro de 10 anos do primeiro episódio em cerca de 70% dos pacientes. Pode ser ipsilateral ou contralateral.

Referências:
1. Perciaccante A, Coralli A, Charlier P, Bianucci Ra, Appenzeller O. The facial paralyses of Jules Verne. The Lanct Neurology. 2017;16:186.
2. Wikipedia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_Verne. Acessado em: 19 de fevereiro de 2017.
OBS: Respeite o trabalho alheio! Copiar estas postagens é permitido, desde que citada devidamente a fonte.

Nenhum comentário: