sábado, 15 de maio de 2010

A vertigem cardiogênica é mais freqüente que se pensa


Dizziness is heart-related more often than not

Um novo estudo publicado esta semana no Annals of Family Medicine   (FI = 3.541)1 mostra que as doenças cardiovasculares são a causa mais comum de vertigem nos idosos atendidos na clínica geral, contrariamente a outros estudos feitos em serviços secundários ou terciários que mostraram que a causa mais comum de vertigem é a disfunções do sistema vestibular no ouvido interno.

Os autores realizaram um estudo com 417 idosos (65-95 anos), através da Universidade de Amsterdã, na Holanda. Os pacientes foram avaliados de forma padronizada por um médico de família, um geriatra, um médico do lar de idosos ao procurar atendimento por queixa da vertigem.

A pré-síncope (tonturas quando de pé causada por hipotensão) foi identificada em 69% dos pacientes. Embora 44% dos pacientes tinham mais de um tipo de tontura, o grupo identificou as doenças cardiovasculares como a causa mais comum de tontura (57%), seguido pela doença vestibular periférica (14%) e doenças psiquiátricas (10%). Tontura como efeitos adversos de drogas foi encontrada em 23% dos pacientes, um percentual expressivo ao se comparar com outros estudos. 

A investigação sistemática da tontura de um paciente pode identificar fatores contribuintes que podem ser tratados, como efeitos adversos de drogas, que podem ser resolvidos ajustando a medicação, problemas de estabilidade, que podem ser atenuados com fisioterapia e treino de equilíbrio, ou talvez a correção da visão, explicam os autores. "Uma abordagem que considera múltiplas causas da tontura em idosos pode, se não resolver o problema de tontura, conduzir a uma redução clinicamente relevante de deficiências que contribuem para a tontura", concluem Maarsingh e colaboradores1.

Referência:



Nenhum comentário: